domingo, 13 de junho de 2010

Euclides e Egípcios - Da observação a Criatividade

Olá viajantes.

É claro que todas as grandes descobertas foram feitas por grandes homens como Newton, Fermat, Einstein entre outros. Mas qual a semelhança entre eles? Porque foram capazes de criar, descobrir tantas coisas formidáveis? Acreditem, todos eles tinha uma coisa em comum, e melhor do que isso: Também temos esse Dom.

OBSERVAÇÂO. Isso mesmo o Dom de observar.

Há 2400 anos , Aristóteles já praticava esse DOM ao imaginar uma terra não plana e sim redonda ao relaxar em a beira mar OBSERVANDO os navios se distanciando. Ele percebeu que o casco dos navios sumiam primeiro, e depois mastros e por últimos as velas. EUREKA, a Terra não é plana como se acreditava e sim curva, pois se a primeira hipótese fosse correta o navio iria se distanciar e o todo se tornaria um único ponto na imensidão do mar.

A partir daí nasce a Geometria Euclidiana.

Claro que de nada vale observar sem provar, com isso podemos juntar o conceito Pitagórico de Demonstração matemática para descrever a natureza e o universo físico para só assim a hipótese ser um fato. (claro que nequela época não tínhamos Google, Wikipédia e etc)

Assim era no início dos tempos, seja na Grécia, seja com os egípcios, se já com os babilônios. Esses últimos, muitos anos antes de Cristo, já tinha grandes feitos sem ao menos saber explicá-los, como o conceito de estações do ano por causa da inundação do Nilo e tempos de plantiu e colheitas. A partir desse último comentário sugiram pequenos engenhos, troca de mercadoria, cobrança de impostos (gente, naquela época, 3500 ac, era 100% ao ano que os Faraós cobravam por pequenos empréstimos) e etc.

Vamos imaginar como a observação junto com um pouco de criatividade a 3500 ac são suficientemente para grandes feitos. Imaginem um ser humano te contratando para supervisionar uma obra, ele abre um papiro na sua frente e te mostra um desenho de base quadrada e faces triangulares, onde cada tijolinho deve pesar 2000 toneladas. Gente como foram construídas as pirâmides, de forma que no cume os tijolos se encontravam perfeitamente?

Só um pequeno método matemático de contagem dos egípcios não eram bacana, nas guerras afim de ter noção de quantos soldados haviam matado, eles cortavam o pênis, colocavam em um saco e apresentavam ao Faraó. Imagina se você, responsável pela construção da pirâmide, me entrega ela torta?

Agora, novamente vem a grande pergunta: O que você esta fazendo com o seu Dom de Observar?

Até a próxima pessoal.

Grande abraço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário