terça-feira, 6 de julho de 2010

Começo dos tempos

Vou começar esse texto com um trecho do livro “A Janela de Euclides”:

“Por volta do século 2º d.C., os campos da matemática, da física, da cartografia e da engenharia tinham todos feito grandes avanços. Nós sabíamos que a matéria cosistia de pedacinhos indivisíveis chamados átomos. Tínhamos inventado a lógica e a demonstração, a geometria e a trigonometria, e um tipo de cálculo...”

Era uma vez, a muito e muito tempo, cerca de 640 a.C. foi a época em que Tales veio ao mundo não só para ser um dos grandes matemáticos da história mas também para minimizar a fama da cidade de Mileto em relação ao comércio de acessórios sexuais femininos (isso mesmo, já nessa época existiam consolos), ou seja, passamos a ter matemática com prazer. (rs).

Vou bater em uma mesma tecla, porque hoje em dia não temos gênios como os de antigamente? Tales conseguiu prever um eclipse lunar com apenas 2h de margem de erro em 585 a.C. (antes de Cristo), sem nenhuma tecnologia, sem nenhuma ferramenta avançada, somente com noções de geometria e a observação. Onde estão os GÊNIOSSSSSS de hoje? Veja uma frase de Tales: “pela observação e raciocínio deveríamos ser capazes de explicar tudo o que acontece na natureza”.

Ele ainda falava sobre algumas definições que são utilizadas hoje em dia na filosofia, física e matemática, tais como? Natureza = Leis regulares, ou ainda, Matemática = Regras. Ele quis dizer com isso que deveríamos parar de observar e conjecturar e passar a escrever as Leis regulares a partir de regras matemática (500 anos antes de Cristo pessoas).

Qual deve ser nosso papel, enquanto seres pensantes, na construção do conhecimento?

Estamos diante de um planeta em decadência, com escassos recursos naturais, com uma população que cresce exponencialmente.

Quando os jovens de hoje irão acordar para essas necessidades e porque não dizer oportunidades?

Até a próxima viajantes.

Prof. Roberto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário