terça-feira, 23 de junho de 2009

Olá viajantes.

É o 1º .... Nada melhor do que definir tudo aquilo que vou expor aqui.

Matemática

Matemathike, palavra grega que em nossa língua significa “Ensinamentos”. Mais do que isso é a Ciência MÃE, alicerce de todas as outras que iremos discutir aqui, por esse motivo seus axiomas não dependem de nenhuma outra ciência e sim serve para todas as outras. A matemática é única e assim como diz Galileu, “os números governam o mundo”.

Física

Physis, palavra grega que em nossa língua significa “Natureza”. A Física é nada mais do que uma modelagem matemática que descreve o comportamento da natureza. Com o passar dos anos e o acumulo dos conhecimentos a “natureza” precisou-se dividir-se em outras ciências para que pudesse crescer e se desenvolver, dessa forma surgiu a Química e a Biologia, e com isso, a Física limitou-se ao estudo dos fenômenos da natureza que não sofrem transformação.

Física

Këme (lê-se Chem), que do egípcio significa “Terra”. Enquanto a Física ficou restrita ao estudo dos fenômenos que não se transforma como por exemplo a Gravidade, a Química vem para fazer o contrário, vêm para mostrar como a matéria se comporta sobre o efeito de outras substâncias, ou seja, já em termos técnicos como ela “reage” em contatos com substâncias distintas. Um exemplo simples é o do efeito do Sol sobre uma folha de uma árvore. Através da Química passamos a entender o que, como são classificadas e principalmente como são compostas as matérias ( o que é palpável).

Biologia

Do Grego, bios = Bio = vida e logos = logia =estudo, ou seja, Biologia = Estudo da vida, fez-se necessário uma ciência que estudasse a vida, ou melhor, seres vivos ou organismos vivos. As Células eu diria que é o carro chefe dessa ciência que ao longo dos anos tanto trouxe de conhecimento para o combate a doenças e melhor compreensão do corpo humano.

Misturando tudo

Cada uma dessas ciências são sub-divididas em tópicos de estudo, o que deixa ainda mais desafiador o estudo de todas elas ao mesmo tempo. A Matemática temos a Geometria e essa ainda tem uma derivação em Geometria Analítica, sem falar que essa última tem estudo casado com o Cálculo Diferencial e Integral. A Química tem a Química orgânica e inorgânica, a Física tem a Mecânica, Dinâmica, Eletricidade tal como a Biologia tem a Genética, Citologia, Anatomia, Ecologia e etc.

O engraçado que ao longo da história fez-se necessário a divisão (ou separação) dessas ciências, porém hoje em dia existem a Bio-Física, Bio-Matemática, a Física-Química, Bio-Química e etc.

Termino essas primeiras palavras com uma pergunta:

VOCÊS QUEREM ME ACOMPANHAR NESSA JORNADA?

Estou iniciando, e podemos trilhar o caminho juntos.

Att.

Professor Roberto

Um comentário: